quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Diário do Farol - Somos um farol



[... ] Diferente, mas não melhor, a não ser, é claro, se julgado pelos critérios destituídos de senso e razão de ser aos quais costumeiramente se recorre. Às vezes, vem-me um certo cansaço em tentar expor o óbvio a uma platéia basicamente burrificada, que, entre outros atrasos inomináveis, acredita mobilizar atos controladores, do cosmo à vizinhança, pela prática e repetição de gestos e palavras cabalísticas e pela observação de preceitos disparatados, que envolvem desde a comida até o que se põe sobre o corpo.
Eu não; eu dei um passo à frente, dei vários passos à frente, estou na frente e no topo. E, se você não está, é por covardia, estupidez, preconceito, ignorância e superstição. [...] A vida é vitoriosa não quando se tem o que se costuma ver como bençãos, ou seja, beleza, dinheiro, honrarias e assim por diante. Essas coisas podem perfeitamente conviver e até entrar em simbiose com a mais completa infelicidade. Elas não representam uma vitória, por mais que seus detentores e os que erroneamente os invejam queiram pensar assim. A vida é vitoriosa quando se satisfaz o que de fato há em cada um de nós, aquilo que de fato ansiamos e quase nunca nos permitem, nem nos permitimos, reconhecer. Preencher essas satisfação é uma tarefa cumulativa, em que a preparação é, por assim dizer, permanente.


RIBEIRO, João Ubaldo, Diário do Farol. pg. 202








Esse trecho do livro de Ubaldo, exalta exatamente o que devemos fazer. É um desabafo estonteante que vem de encontro com meus pensamentos. Sou diferente, não! Faço a diferença. Me realizo com aquilo que me satisfaz e muitas vezes as pessoas olham para mim, procurando uma das razões erroneas apontadas por Ubaldo, e não encontram, por que minha satisfação está em mim.




Recomendo a leitura desse livro, inicialmente até entender o contexto dirá que é péssimo, porém quando a filosofia começar a explicar os fatos, verás que é fantástico.




By Nice

Nenhum comentário:

Postar um comentário